Aprendendo a lidar com o estresse

aprendendo- a- lidar- com -o- estresse

Olá pessoal…

Sabemos que o dia a dia de muitos de nós é nutrido de várias adversidades como a falta de tempo, o acúmulo de serviços, excesso de informação, pressão por resultados, dificuldades na comunicação entre as pessoas, negociações complicadas, entre outras, e tudo isso acaba contribuindo cada vez mais com o estresse, epidemia provocada pela rotina de trabalho e que faz parte das preocupações das pessoas em geral.
Não tenham dúvida de que seja um tanto quanto desafiante nos tempos de hoje, mas vencer o estresse e, usufruir de uma vida mais equilibrada, é possível sim e, basta querermos. Já dizia o filósofo Sêneca: “Vivemos preocupados em viver muito e não em viver bem, quando na realidade não depende de nós o viver muito, e sim, o viver bem.

Nesses 25 anos de profissão cuidando e auxiliando no desenvolvimento de pessoas com base em 5 pilares de trabalho, venho compartilhar aqui, algumas sugestões que podem auxiliar inicialmente, já que o viver bem depende de cada um de nós. Vamos lá:

1- Reconheça que você tem um corpo e, que independente da estética, precisa cuidar dele. Fazê-lo funcionar de maneira inteligente, aproveitando todo o potencial que ele tem. Fará você respirar, dormir e acordar melhor, com fôlego e energia para fazer tudo o que desejar com saúde, pois, um corpo em movimento, com boa nutrição e descanso, vai longe.

2- Invista em autoconhecimento, leve boas informações para sua mente. Saber quem você é, conhecer suas habilidades, os valores que te guiam, suas necessidades para estar em seu melhor, viver por um propósito, é um excelente começo. Fará de você uma pessoa mais leve, de comportamentos assertivos, com o foco onde precisa, sem rodeios e “blábláblá”.

3- Conheça a mecânica dos seus pensamentos, sentimentos e emoções. Saiba lidar com elas. Cada um de nós tem uma história baseada nas experiências que vivemos desde nossa infância e, saber o que limita e o que nos fortalece, facilita no fluxo livre da energia de vida. Você terá mais inteligência emocional para lidar com seus problemas do dia a dia.

4- Desenvolva a espiritualidade por meio da meditação, olhando para dentro, sua prática resultará na calma interior e atenção relaxada. Saber que existe uma força maior nos orientando, facilita a aceitação de que nem tudo depende de nós, do nosso esforço, que tudo tem seu tempo para acontecer. Somente com paciência conseguiremos adquirir sabedoria e, meditar, auxilia nisso.

5- Tenha contato e se relacione com a natureza. Precisamos dela, ela precisa de nós. No momento em que você perceber a calma e a paz que emanam de uma planta ou de uma flor, ela se tornará sua mestra.

Por meio desses 5 pilares, denominados corpo-mente-emoção-espirito-natureza, você também poderá encontrar a si mesma(o), vencer o estresse e, usufruir o profundo bem estar que uma vida equilibrada pode lhe trazer.
Invista em você primeiro. Administre seu tempo com aquilo que realmente importa e, esteja preparada(o) como pessoa para lidar com as adversidades do seu dia a dia no trabalho e, nos relacionamentos pessoais entre filhos, parceiros, família e amigos.

Faça isso e conte comigo em seu processo de transformação.

Boa reflexão! Bom treino! Uma vida equilibrada é possível.

Andreia Moreno I Profissional do Bem Estar – 25 anos atuando com desenvolvimento de pessoas. Atende como educadora física, coach de vida, terapeuta e florista profissional. www.andreiamoreno.com.br
Gostou? Compartilhe!
Share on FacebookEmail this to someonePin on Pinterest


2 respostas para “Aprendendo a lidar com o estresse”

  1. Aninha disse:

    Minha linda, sempre inspirando <3
    Muito bom saber que este será um espaço para ver a informação que sinto no brilho dos seus olhos…e da sua pessoa.

    Beijo no coração

    • Agradeço suas carinhosas palavras Aninha. É verdadeiro que o ato de educar sempre me inspirou e, com esse propósito de vida saudável e equilibrada, tem muito mais sentido. Espero contribuir de alguma forma. Conte comigo,sempre!
      Um beijo querida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *